quinta-feira, 8 de outubro de 2020

[FREE DAY] Especial Dia das Crianças

Olá, preguiçosxs!
Em homenagem ao Dia das Crianças que está chegando, hoje eu vou falar sobre literatura infantil com a coleção A Revolução das Princesas.

  Essa coleção maravilhosa, escrita pelas autoras Clara Averbuck, Teca Machado, Sebastiana Hoyer e Thaís Lira, possui 4 títulos: A Revolução da Ariel, A Revolução da Aurora, A Revolução da Cinderela e A Revolução da Rapunzel. Todas os livros são releituras revolucionárias das histórias de princesas que conhecemos, tanto em relação ao enredo, quanto em relação às características físicas dos personagens. Histórias estas que muitas vezes são machistas, sexistas e que colocam a mulher, ou melhor, a princesa, como dependente de algum homem. Além disso, a grande maioria dos personagens presentes nos contos de fadas clássicos são brancos.
  (ALERTA DE SPOILER NESSE PARÁGRAFO) A minha história preferida é a da Ariel, que nessa releitura é uma princesa de cabelos azuis, que não se apaixona pelo garoto, pois ele é gay. Porém, eles tornam-se grandes amigos. Logo depois, ela vira rainha dos mares sozinha e governa com um conselho apenas de sereias.


  Caramba, como eu gostaria de ter ouvido histórias como essas quando eu era criança. O nome disso é representatividade, é diversidade, é luta por direitos. Mesmo sendo adulta, esses livros me tocaram, porque eu sei o que a falta desse tipo de perspectiva provocou em mim lá atrás.
  A coleção está a venda no site https://www.arevolucaodasprincesas.com.br/. Vale muuuito a pena, principalmente no momento em que estamos vivendo, onde de um lado, existe a pandemia que alterou a rotina das crianças, restringindo sua rotina basicamente ao âmbito doméstico, e do outro, um cenário de tanto preconceito, machismo, violência, racismo, exclusão e homofobia. Ademais, as ilustrações dos livros são lindas, coloridas e bem lúdicas (ilustradoras: Lorena de Paula, Natália Lima, Suryara Bernardi e Lorena Giostri).
  Precisamos educar crianças honestas, livres de preconceito e que lutem por um mundo melhor. Desejo a todes pequenines e adultes um Feliz Dia das Crianças!
  Ah! preciso agradecer a minha chefe que doou essa coleção pra ser usada no Projeto Despertar Cultural <3 Obrigada, Bárbara!

2 comentários:

  1. Parecem livros que mudaram vários conceitos da sociedade. Fiquei curioso por ler.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Emerson!!
    É sim, o livro desconstrói muitas ideias.
    Obrigada pela visita e boa semana!

    ResponderExcluir