segunda-feira, 12 de outubro de 2020

[RESENHA] O PEQUENO PRÍNCIPE


Hoje a resenha é especial do dia das crianças!!! E nada melhor do que uma resenha desse clássico que toca gerações e gerações.

O Pequeno Príncipe conta a história de um aviador que quando criança teve o sonho de ser desenhista, porém fora desencorajado pelos adultos que nunca entenderam as crianças e muito menos os desenhos delas. Por isso ele decide escutar os mais velhos e se aplicar em áreas como geografia, matemática e aviação.
A vida e o jeito de pensar dele mudam quando ele sofre uma pane no meio do deserto do Saara e se vê obrigado a fazer uma pausa de emergência no meio do nada.
Desesperado em tentar consertar seu avião e preocupado com a pouca água e comida que ainda restavam, ele encontra um garotinho que pede com firmeza para que ele desenhe um carneiro para ele.
Sem entender nada e muito curioso com aquele menino todo vestido de príncipe, com seus cachos loiros e misterioso, o aviador desenha vários carneiros para ele.
E a partir dali, o aviador tenta entender cada vez mais sobre como ele tinha chegado ali sozinho, de onde ele vinha, quem ele era. E aos poucos o principezinho vai contando sobre sua jornada em busca de um amigo.
O Pequeno Príncipe conta que mora em um pequeno planeta que só cabe ele, o carneiro recém desenhado, e uma rosa muito convencida e vaidosa que brotou e que ele cuidava dela, com muita saudade, ele confessa que eles se amavam, mas eram jovens demais para saber como amar.
Continuando a história de sua jornada, o pequenino conta sobre todos os planetas e todos os homens que conheceu, admitiu que os adultos são muito estranhos e só pensam em números o tempo inteiro e se esquecem das coisas essenciais, aquelas que os olhos não podem enxergar. 
O garoto conheceu um rei que só pensava em poder, um homem muito vaidoso que só pensava em ser admirado, um bêbado triste,  um homem de negócios que só pensava em possuir estrelas, um acendedor de lampião e um geógrafo intelectual.
Logo o Pequeno Príncipe fica desanimado, pois com sua mente e coração puro, dócil e inocente, não consegue compreender os adultos e os acha muito tolos.
Por fim, seu último destino foi o planeta Terra, onde conheceu uma centenas de outras rosas como a sua em seu planeta, uma serpente malvada e manipuladora e uma raposa que foi sua amiga e lhe ensinou grandes ensinamentos sobre amizade e sobre cativar corações.
E agora, lá estava o aviador, sem saber o que fazer com aquela criança tão destemida que lhe ensinou tanto sobre os homens e o fez repensar como estava vivendo a própria vida, como os ignorantes, ele lembrou que se tornou exatamente o Homem que não queria ser quando era apenas um menino.
Mas o que acontece com aquele jovem príncipe? Oque acontece com O aviador? E a raposa? E a rosa que ele deixou sozinha em seu planeta?

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"Se vier às quatro da tarde, desde às três já começarei a ser feliz."

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

"Eles se amavam, mas eram jovens demais para saber amar."

"Foi o tempo dedicado a sua rosa que a fez tão importante."

O Pequeno Príncipe é um livro extremamente famoso e conhecido e eu entendo muito bem, é uma obra prima. Foi um dos primeiros livros que eu li na minha vida e com certeza tá na lista dos meus preferidos, esse livro tem muito significado pra mim e pra minha irmã também, somos fãs número 1 e ele tem uma valor sentimental pra mim.
Aquele garotinho todo vestido de príncipe me marcou desde a primeira página, com suas lições, suas frases marcantes e a leveza de seu personagem principal.
O mais interessante é que O Pequeno Príncipe é um livro infantil e também é um livro para os adultos que cabe perfeitamente em nossa sociedade atual com tantas pessoas ignorantes e egoístas que perderam a essência de uma criança que eles já foram a muito tempo atrás.
Como dizia Antoine de Saint-Exupéry: o problema não é crescer, o problema é esquecer!

Então é isso preguiçosos, aqui termino uma das resenhas mais importantes pra mim! 
Que nunca percamos nossa alma jovem e nunca esqueçamos como é ser uma criança!!!

Feliz dia das crianças pra todos!
Bjs de luz ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário