quinta-feira, 16 de maio de 2019

Vida de universitária #4


Olá, preguiçosos!
Prosseguindo com nossa série sobre as 3 áreas do conhecimento, hoje eu irei falar sobre o meu curso de História, na área de humanas (é claro!)

  Entrei no curso de História na USP no ano passado, ou seja, estou no segundo ano. Admito que quando eu adentrei no curso, não tinha muita noção de como ele funcionava e descobri duas coisas: 1. História é uma área muito ampla 2. O curso é muito voltado para pesquisa, o que acabou me frustando um pouco, porque quero seguir na área de docência.
  São no mínimo 8 semestres para a formação como bacharel e cerca de 2 semestres para a licenciatura (que é separada e não-obrigatória). De modo geral, gosto muito do curso. Os professores são excelentes pesquisadores e a universidade oferece muitas oportunidades. 
  A área que eu mais gosto é a de História do Brasil, porém, o curso é muito focado na Europa (infelizmente). O intercâmbio que a universidade proporciona entre os institutos ajuda a "solucionar" parte desse problema. Nesse esquema de migração eu descobri novas áreas interessantes como a Arqueologia.
  O mais legal é que muitas coisas que aprendemos na escola fazem mais sentido na universidade. Além disso, com essa nova visão da nossa história, a criticidade se desenvolve e passamos a enxergar a realidade de modo diferente.
  Ah! É importante dizer que a carga de leitura do curso é MUITO grande, então tem que gostar mesmo. O curso é bem difícil e não tem nada de balbúrdia.

  Para os vestibulandos interessados no curso, não desistam! A situação atual do nosso país infelizmente tende a desvalorizar a nossa ciência. Mas, precisamos resistir, então não mudem de curso e não levem em consideração o que os outros dizem sobre sua escolha. Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário