quinta-feira, 19 de novembro de 2020

[FREE DAY] Zumbi, Consciência Negra, Racismo e algumas indicações

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, líderes de um dos maiores quilombos brasileiros que levava o seu nome, foi assassinado. 

  O quilombo, assim como Zumbi, são um símbolo de resistência e luta contra a escravidão. Tal instituição, abolida oficialmente em 1888, sobrevive na forma do racismo (e ai de quem afirmar que o racismo não existe). O dia 20 de novembro, conhecido como o Dia da Consciência Negra, ponto facultativo no Brasil, é muito importante para refletirmos sobre a situação atual da população preta. A cultura do racismo existe, ele mata, ele é um crime e afeta diretamente a nossa vida.
  A problemática do racismo levanta outras questões importantes, e é aqui que eu quero chegar com esse post, que não pretende ser exatamente um texto de militância: como o racismo afeta o nosso consumo de entretenimento no dia-a-dia? Você assiste filmes e séries com diretorxs, produtorxs e elenco preto? Você ouve músicas de cantorxs pretos? O que você propaga por aí a respeito do tema?
  Bom, esse é um momento para pensar, aliás todo dia é! Dessa maneira, decidi sugerir algumas séries e filmes pra tu assistir o ANO INTEIRINHO e indicar pra geral, já que ainda temos um longo caminho a ser percorrido.

1. Olhos que condenam (2019) - Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseado em uma história real.

2. Cara gente branca (2019) - Alunos negros de uma conceituada universidade norte-americana enfrentam desrespeito e a política evasiva da escola, que está longe de ser "pós-racial".

3. Infiltrado na Klan (2018) - Um afro-americano pode se infiltrar na Ku Klux Klan? No final dos anos 1970, o detetive Ron Stallworth conseguiu fazê-lo.

4. Moonlight (2016) - Um jovem tenta vencer na vida e deixar no passado as dificuldades e o preconceito por ter crescido pobre, negro e gay em um bairro perigoso.

5. Django Livre (2012) - Acompanhado por um caçador de recompensas, o escravo livre Django viaja pelos EUA para salvar sua esposa de um cruel fazendeiro.

  A lista é bem maior do que essa. Aqui, citei entretenimento disponível na Netflix e no Amazon Prime para facilitar, porém, existem outros títulos ótimos como Corra! (2017), Nós (2019), 12 anos de escravidão (2013), Pantera Negra (2018), Estrelas além do tempo (2016), etc. Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. É um tema que merece ser tratado. Aqui no DF foi ponto facultativo pela primeira vez.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Emerson!
      Que notícia bacana, aqui em SP também é ponto facultativo. Até mais!

      Excluir