quinta-feira, 13 de agosto de 2020

[FREE DAY] Top 5 filmes BR essenciais

Olá, preguiçosxs!
Já faz um bom tempo que não falo sobre filmes por aqui, então, hoje irei dar algumas dicas de filmes brasileiros essenciais para os fãs de cinema.

  Escolhi 5 filmes clássicos e 1 filme bônus que poucas pessoas conhecem, porém é sensacional! Coloquei em ordem de lançamento:

1. Central do Brasil (1998)
Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do nordeste.*

2. O auto da Compadecida (2000)
As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

3. Cidade de Deus (2002)
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

4. Que horas ela volta? (2015)
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela dei
xa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

5. Bacurau (2019)
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Bônus: A vida invisível (2019)
Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).
*Todas as sinopses foram retiradas do site AdoroCinema

  Uma curiosidade interessante dessa lista é que a atriz Fernanda Montenegro participou de 3 filmes (Central do Brasil, O auto da Compadecida e A vida invisível)! Além de muito talentosa, ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz e ganhou o Globo de Ouro na categoria drama com Dora em Central do Brasil.
  Dessa lista top os meus preferidos são Cidade de Deus, Bacurau e A vida invisível. O que vocês acharam da lista? Acrescentariam algum filme? Para os que estão de férias esse é um bom momento de maratonar. Até mais!

4 comentários:

  1. Lista maravilhosa. Devemos prestigiar as produções nacionais. O auto da compadecida é um clássico! Um filme divertidíssimo.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Emerson!!
      Obrigada pelo elogio, tenha uma boa semana :)

      Excluir