Olá, preguiçosxs!
Já faz um bom tempo que não falo sobre filmes por aqui, então, hoje irei dar algumas dicas de filmes brasileiros essenciais para os fãs de cinema.
Escolhi 5 filmes clássicos e 1 filme bônus que poucas pessoas conhecem, porém é sensacional! Coloquei em ordem de lançamento:
1. Central do Brasil (1998)

2. O auto da Compadecida (2000)
As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
3. Cidade de Deus (2002)
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
4. Que horas ela volta? (2015)
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.
5. Bacurau (2019)
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Bônus: A vida invisível (2019)
Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).
*Todas as sinopses foram retiradas do site AdoroCinema
Uma curiosidade interessante dessa lista é que a atriz Fernanda Montenegro participou de 3 filmes (Central do Brasil, O auto da Compadecida e A vida invisível)! Além de muito talentosa, ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz e ganhou o Globo de Ouro na categoria drama com Dora em Central do Brasil.
Dessa lista top os meus preferidos são Cidade de Deus, Bacurau e A vida invisível. O que vocês acharam da lista? Acrescentariam algum filme? Para os que estão de férias esse é um bom momento de maratonar. Até mais!
Lista maravilhosa. Devemos prestigiar as produções nacionais. O auto da compadecida é um clássico! Um filme divertidíssimo.
ResponderExcluirBom fim de semana!
OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Bom dia, Emerson!!
ExcluirObrigada pelo elogio, tenha uma boa semana :)
Bacurau é minha religião.
ResponderExcluir<3
Excluir