segunda-feira, 24 de outubro de 2016

[RESENHA VEST] Vidas secas


  Romance da 2ª fase do modernismo brasileiro, Vidas secas, do alagoano Graciliano Ramos, retrata a vida de uma família nordestina no sertão.

  Fabiano, sinha Vitória, seus dois filhos e a cachorrinha Baleia vivem em função da seca: quando não há mais o que comer e beber eles partem em busca de um lugar melhor.
  Depois de muito peregrinar pela Caatinga, a família encontra uma fazenda abandonada, ondem decidem ficar.
  A partir disso são narrados alguns poucos episódios em uma perspectiva compartilhada, através de um narrador onisciente.


"Tudo na verdade era contra ele. Estava acostumado, tinha a casca muito grossa, mas às vezes se arreliava. Não havia paciência que suportasse tanta coisa."


  Há pouquíssimos diálogos no livro e a descrição das personagens é limitada. O uso de gírias regionais é bastante comum.


"Chegou-se a Fabiano, amparou-o e amparo-se, esqueceu os objetos próximos, os espinhos, as arribações, os urubus que farejavam carniça. Falou no passado, confundiu-o com o futuro. Não poderiam voltar a ser o que já tinham sido?"


 Particularmente, gostei do livro, encontrei pouca dificuldade em lê-lo. O tom cru e conciso do autor para com a narrativa combinou  com a realidade das personagens. Há uma clara crítica social em relação a difícil vida de quem convive com a seca, especialmente na região da Caatinga.


QUESTÕES


(FUVEST) Um escritor classificou Vidas secas como “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e seqüências parcialmente truncadas.
Essas características da composição do livro:
a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos e do Regionalismo
nordestino.
b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo.
c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma visão adequada da realidade sertaneja.
d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da Cunha, em Os sertões.
e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo.

RESPOSTA: E


(UFLA) Sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) O romance focaliza uma família de retirantes, que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num degradante estado de condição humana.
b) O relato dos fatos e a análise psicológica dos personagens articulam-se com grande coesão ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens.
c) O ambiente seco e retorcido da caatinga é como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contínua sobre os seres vivos.
d) A narrativa faz-se em capítulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligação cronológica e o narrador é incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou.
e) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor.

RESPOSTA: E
  

4 comentários:

  1. Oi
    pelo menos curtiu a leitura, eu não leria um livro assim não faz muito o gênero que gosto, mas curti a resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denise,
      É um clássico de nossa literatura. Indico para todos os tipos de pessoas, quem sabe lendo você não curte..

      Excluir
  2. Oi, Lorena. Tudo bem?
    Fiquei muito feliz de ver Vidas Secas aqui. Eu li o livro quando ainda estava no ensino médio e adorei. Como você, eu não encontrei nenhuma dificuldade para ler o livro e, se não me engano, o li muito rápido. Eu acho que esse é um daqueles livros que todos deveriam ler em algum momento. Como você mesmo disse ele faz algumas críticas sociais que valem muito a pena ser pensadas. Você sabe que adore esse espaço para livros de vestibular, espero que o pessoal aprenda bastante, assim como eu.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Leandro, tudo sim e com você?
      Exatamente, todo deveriam ler... Como eu disse, é um clássico de nossa literatura, e é um livro riquíssimo em todos os sentidos. Enfim, que bom que gostou!

      Beijos

      Excluir