terça-feira, 24 de maio de 2016

[RESENHA VEST] Senhora


  Olá preguiçosos de plantão! 
  Um dos nossos dos maiores objetivos é fazer com que vocês se interessem pela leitura e que o ajudemos de alguma forma. Pensando nisso ao decorrer do ano, postaremos resenhas de obras de vestibulares, ao final de cada postagem terão algumas questões, que logo terá suas respostas divulgadas nos comentários. Espero que gostem...

CONTINUEM ACESSANDO.


  Senhora é uma obra de José de Alencar, composta por 4 partes no qual se evidência uma possível venda de mercadoria. 
  • O preço
  • Quitação
  • Posse
  • Resgate
  Sua edição (pelo menos a que eu li) é formada por 185 páginas, sendo segmentado em 41 capítulos.

   Nossa história se passa em pleno século XVIII, na cidade do Rio de Janeiro, o brilho se oferece a Aurélia moça de origem pobre, que enriquece após receber a herança de seu avó, órfã só lhe resta o tio que é seu tutor e D. firmina, sua acompanhante. Seu Don Juan, Fernando Seixas moço de mesma origem, jornalista, abandona Aurélia ainda quando pobre por uma moça de maior poder aquisitivo.   

  O grande clímax da história gira em torno do casamento de Aurélia (já rica) e Fernando (pobre endividado) por um dote de 100 contos de réis. Vingança? Pode ser descrito. Comprado? Quem sabe? O desfecho SOMENTE LENDO.
    A obra pertence ao romantismo, mas tem toques do realismo, no qual apresenta um ponto da sociedade daquela época: o casamento por interesses. Essa foi uma pequena descrição do livro a obra é bem mais complexa, e uma leitura apesar de cansativa, muito agradável.


“Representamos uma comédia, na qual ambos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter esse orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entretemos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido."


QUESTÕES


(PUC-SP) A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance:

a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.

b) Aurélia Camargo, preferida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.

c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas
.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.

e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

(UNIFESP) Leia o trecho a seguir, de José de Alencar.
Convencida de que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão.
Assim costumava ela indicar o merecimento relativo de cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem financeira, Aurélia contava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.

O romance Senhora, ilustrado pelo trecho:

a) representa o romance urbano de Alencar. A reação de ironia e desprezo com que Aurélia trata seus pretendentes, vistos sob a ótica do mercado matrimonial, tematiza o casamento como forma de ascensão social.

b) mescla o regionalismo e o indianismo, temas recorrentes na obra de Alencar. Nele, o escritor tematiza, com escárnio, as relações sentimentais entre pessoas de classes sociais distintas, em que o pretendente é considerado pelo seu valor monetário.

c) é obra ilustrativa do regionalismo romântico brasileiro. A história de Aurélia e de seus pretendentes mostra a concepção do amor, em linguagem financeira, como forma de privilégio monetário, além de explorar as relações extraconjugais.

d) denuncia as relações humanas, em especial as conjugais, como responsáveis por levar as pessoas à tristeza e à solidão dada a superficialidade e ao interesse com que elas se estabelecem. Trata-se de um romance urbano de Alencar.

e) tematiza o adultério e a prostituição feminina, representados pelo interesse financeiro como forma de se ascender socialmente. Essa obra explora tanto aspectos do regionalismo nacional como os valores da vida urbana.






ATÉ A PRÓXIMA 


7 comentários:

  1. Oi, Claudia!

    Adorei seu post! Sempre que eu leio o nome desse livro, imagino o meme da senhora mesmo HAUAHAUAHAUAH

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata e Isadora, fico muito feliz por terem gostado, Senhora é uma obra encantadora. Beijos..

      Excluir
  2. Olá !
    Nossa amei sua resenha, sempre quis ler esse livro mas nunca li :/ Quem sabe com agora sua premissa não leio ?! Pois despertou muito minha curiosidade de leitora...
    Um beijo ;*
    Quele Lorrane ♥ | Girls Sweet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quele, é muito bom saber que tenha gostado, quando tiver oportunidade e tempo (kk) leia garanto que não vai se arrepender. Beijos <3

      Excluir
  3. ahahhaa o meme! Adorei a ideia de vocês de postarem livros de vestibular. A maioria do povão só posta resenhas de livros mais vendidos e que agrada todo mundo. Exemplo a ser seguido, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, tudo bem? Estou passando aqui rapidinho pra avisar que seu post foi selecionado para minha coluna de links quinzenais. Parabéns! Se você quiser ver, vou deixar o link para você, adoraria uma visita! Link Party - Os melhores links da quinzena #3.

      Excluir
    2. Oi Marina, fico muito grata e feliz pela escolha e pelo reconhecimento. Beijos de luz.

      Excluir