segunda-feira, 30 de maio de 2016

[RESENHA] Cartas de amor aos mortos

   
    Olá preguiçosos!
  Perder alguém próximo não é nada fácil, imagina uma irmã... Lauren tem de lidar com isso, sua irmã mais velha May se "suicidou" e ela convive com uma culpa que não lhe pertence e encontra uma forma bem diferente de lidar com a morte...



  Após a morte da irmã que estudava na mesma escola, Lauren decide mudar de escola para evitar comentários. May era quase um ídolo de Lauren, ela a idolatrava, a tinha como um espelho, quando ela morreu tudo se foi...



"[...] e então tive um estalo. Ela se foi. Tentei afastar a realidade, mas era tão pesada que eu mal podia respirar." 



  Não conhece ninguém na sua nova escola, se mantém calada e afastada das pessoas. Em uma aula de inglês sua professora passa um trabalho um tanto incomum: Escrever uma carta para um ídolo (famoso) que já morreu. Estranho né? Lauren pensa o mesmo, porém decide tentar, e sua primeira carta é para Kurt Cobain (fundador da banda Nirvana). A partir daí ela não para.
    Nas suas cartas ela escreve sobre o seu dia, suas duas novas amigas Hannah e Natalie e o seu crush, o misterioso Sky. Mas nem tudo são flores, ela também escreve sobre a irmã e os problemas da sua família.



"A verdade é bela, não importa qual seja. Mesmo que seja assustadora ou má. É a beleza simplesmente porque é verdade. E a verdade é radiante. A verdade nos faz ser nós mesmos. E eu quero ser."



  Ao longo do livro percebemos uma claro crescimento emocional de Lauren, pouco a pouco ela aprende a lidar com a morte da irmã, e as cartas são fundamentais para esse processo.




"Mas não somos transparentes. Se quisermos que alguém nos conheça, precisamos nos revelar a essa pessoa."




  O livro é composto único e exclusivamente de cartas, o assunto é meio pesado, mas conforme Lauren supera a morte, o livro se torna mais leve, pois nele também há coisas boas como amizade, amor e reconciliação.
  Particularmente achei a história clichê e o final previsível, a personagem principal cita exageradamente a irmã durante as cartas. Mas eu recomendo o livro, é uma leitura rápida com uma história envolvente, porém com uma trama razoável. Beijinhos!!!  

4 comentários:

  1. Eu gostei do livro, mas em alguns momentos a personagem principal me irritou. kkkkk É dá para ver o crescimento dela durante a trama...e muito bem.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Queria enviar uma carta pro Michael Jackson.

    ResponderExcluir
  3. A personagem cita mesmo a irmã, muitas vezes, durante o livro. É um livro ótimo, mas um pouco cansativo (talvez por quê, de inicio, não fique claro que um dos focos da história é a relação dela com a irmã, e então quando a irmã passa a ser citada o tempo todo, fica estranho). Mesmo assim, é muito tocante e a história é bastante condizente. E eu gostei do final. Era previsivel que a ultima carta fosse para quem foi né, mas eu teria ficado decepcionada se fosse diferente xp
    Bjos
    amornuvem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela opinião e pela visita Nanda! Bjs

    ResponderExcluir