segunda-feira, 30 de março de 2020

[CRÍTICA] Você - 1ª e 2ª temporadas


Olá, preguiçosxs!
Hoje irei falar sobre a série Você (You), adaptação do romance com o mesmo título escrito pela Caroline Kepnes e exibida na Netflix.

1ª temporada

  Na 1ª temporada acompanhamos a aproximação e o desenrolar do romance entre o atendente Joe (Penn Badgley) e a estudante Beck (Elizabeth Lail). Ele é um homem culto, charmoso, bonito e inteligente enquanto ela é uma mulher bonita, sensual, talentosa e também muito inteligente. Até aí tudo bem, um lindo casal... Só que não! Com o tempo Joe mostra-se um namorado extremante ciumento e obsessivo, um verdadeiro sociopata capaz de qualquer coisa por amor (se é que isso é amor).

2ª temporada

  Após os acontecimentos da 2ª temporada, Joe está de volta, agora em uma cidade diferente levando uma nova vida. Afinal, recomeços (ou fugas) são necessários depois de tanta confusão. Bom, o seu objetivo é ser discreto e não se apaixonar novamente, mas, o personagem principal falha ao conhecer Love (Victoria Pedretti). A partir daí assistimos a mesma história de completa obsessão disfarçada de amor. Porém, dessa vez, uma pessoa importante do seu passado pode atrapalhar seus planos.



Considerações gerais

  You (o nome em inglês tem uma sonoridade melhor), fala sobre um importante tema: relacionamentos abusivos. Na trama, acompanhamos um típico sociopata que justifica os seus atos por amor. Relacionamentos como os mantidos por Joe infelizmente são mais comuns que imaginamos. 
  Gosto da série, mas não daria nota máxima, pois tem muitas falhas. Considero a 1ª temporada melhor que a 2ª e não gostaria que existisse uma 3ª (que inclusive, já foi confirmada). Agora explico os porquês desses comentários.

Pontos positivos: enredo envolvente; ótimos atores (o Penn é lindo!!); tema importante; surpresas.

Pontos negativos: e lá vem textão eu preciso falar sobre isso... acredito que o personagem de Penn vem sendo extremamente romantizado por alguns telespectadores, e a culpa é da direção/produção sim! As atitudes do Joe são sempre justificadas de alguma forma e o desfecho da 2ª temporada com a Love prova isso. Eu compreendo que os fatos são narrados a partir da sua perspectiva, mas ainda sim é bizarro. Gente, como alguém não consegue parar esse homem depois de tudo que ele fez? Honestamente, é surreal e levar a série para a 3ª temporada repetindo o mesmo mecanismo é suicídio. ABUSO É CRIME!!! Amor (bem duvidoso) não é justificativa! Não romantizem o Joe, inclusive o próprio ator já falou várias vezes isso e o enredo da série não colabora; enfim, outro ponto: embora a história seja envolvente, o enredo acaba sendo repetitivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário