quinta-feira, 18 de julho de 2019

[FREE DAY] Dia do escritor

Resultado de imagem para dia do autor

Saudações preguiçosos!
Dia 25 de julho é comemorado o dia do escritor e em homenagem à esse dia, algumas dicas para quem quer se aventurar nesse mundo...

I. Escolha do Gênero de escrita e do tema: Antes de inciar qualquer processo precisamos de um ponta-pé essa escolha já nos permite um avanço no caminho.

II. Plataforma de escrita: Seja no computador, máquina de escreve, bloco de notas ou escrito em papel, precisamos de um meio para arquivar as ideias e mantelas organizadas.

III. Enredo, personagens, espaço, tempo, etc: Estabelecido, aonde escrever e sobre que vai se escrever sobra-se a história suas personagens e todo o conjunto da obra.

IV. Inspiração: Dentro de todo processo pode ser que essa moça fuja ou apareça de madrugada, fazer coisas como ver séries, ouvir música ajudam ela aguçar ou até mesmo desvendar os mistérios da mente de um escritor.

V. Título, capa, estilo: Varia de cada autor, pode ser que venha antes, no meio ou só no fim, o importante é lembrar que eles serão o porta-voz da sua obra, as primeiras opções, hoje em dia existem vários app e modelos para se inspirar.

VI. Revisão: É sempre importante revisar e se possível pedir para outras pessoas revisão e opiniões, escrevemos muitas vezes freneticamente e deixamos erros bobos e contextos espalhados por aí, sempre é bom uma segunda opinião e algumas críticas ou elogios (mesmo que doa).

VII. Meio de postagem: Atualmente e infelizmente a leitura em e-book se tornou muito frequente (pessoalmente prefiro o exemplar na mão), então fica a questão em que meio entrar (FALANDO DO MEIO AUTÔNOMO), existe a opção e-book onde empresas com Saraiva e Amazon tem propostas para publicação e há vários sites de conversão para se adequar o modelo pedido e existe as pequenas gráficas, o ideal é buscar o máximo de informações sobre, a primeira vez que imprime um exemplar meu, foi um tiro no escuro, mas gostei muito do trabalho. As pequenas gráficas oferecem impressão em pequenas tiragens e com um número mínimo de impressões, na maioria que tive acesso esse número era de 50 exemplares, no entanto aonde eu fiz esse mínimo era 10.

VIII. O importante é ser feliz: Não importa o estilo, a forma, o que gostamos é de conhecer talentos e novos autores, muitas vezes somos obrigados a guardar nossos sentimentos ou temos medo de mostra-los, então nada melhor que trazer-los na arte...


  1. É isso, escrevam o que quiserem e compartilhem com a gente, se sintam a vontade.... Beijos de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário