segunda-feira, 5 de agosto de 2019

[RESENHA] Estrela da vida inteira


Saudações preguiçosos!
O livro escolhido hoje é "Estrela da vida Inteira" do Manuel Bandeira, que eu ganhei da Lorena.

Confesso que nunca tinha lido Bandeira e também confesso que ao primeiro poema me apaixonei, sua escrita trás algo que me remete o meu modo de escrever e como se nós nos conectássemos. Manuel escreve de um jeito que lhe aproxima dele, com um jeito rebuscado e que desfila pelos mais diversos temas... Gastei quase todos os meus marcadores escolhendo meus poemas favoritos e com muita dificuldade escolhi um para trazer à vocês...

Trecho:


A VIGÍLIA DE HERO


Tu amarás outras mulheres
E tu me esquecerás!
É tão cruel, mas é a vida. E no entanto
Alguma coisa em ti pertence-me!
Em mim alguma coisa és tu.
O lado espiritual do nosso amor
Nos marcou para sempre.
Oh, vem em pensamento nos meus braços!
Que eu te afeiçoe e acaricie...

Não sei por que te falo assim de coisas que não são.
Esta noite, de súbito, um aperto
De coração tão vivo e lancinante
Tive ao pensar numa separação!
Não sei que tenho, tão ansiosa e sem motivo.
Queria ver-te... estar ao pé de ti...
Cruel volúpia e profunda ternura dilaceram-me.

É como uma corrida, em minhas veias,
De fúrias e de santas para a ponta dos meus dedos
Que queriam tomar tua cabeça amada,
Afagar tua fronte e teus cabelos,
Prender-te a mim por que jamais tu me escapasses!

Oh, quisera não ser tão voluptuosa!
E todavia
Quanta delícia ao nosso amor traz a volúpia!
Mas faz sofrer... inquieta...
Ah, como poderei contentá-la, jamais!
Quisera calmá-la na música... Ouvir muito, ouvir muito...
Sinto-me terna... e sou cruel e melancólica!

Possui-me como sou na ampla noite pressaga!
Sente o inefável! Guarda apenas a ventura
Do meu desejo ardendo a sós
Na treva imensa... Ah, se eu ouvisse a tua voz!

2 comentários:

  1. Oi Clau!!!
    Eu simplesmente amo poemas! Confesso que não tenho lido com frequência, e, por isso, quando me deparo com poemas como esse em blogs, eu fico super contente!
    Um Beijo
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, eu também amo poemas e fico feliz por ter gostado, em breve teremos mais resenhas assim. Um beijo

      Excluir