segunda-feira, 13 de novembro de 2017

[RESENHA] A revolução dos bichos



A Granja dos Bichos era inicialmente administrada por um humano, o sr. Jones. Porém, insatisfeitos com a exploração que sofriam, os animais, por meio de uma “revolução”, expulsaram o seu inimigo de duas pernas.


  Os porcos Napoleão e Bola-de-Neve são os líderes dessa pequena sociedade que vive sob a ideologia do Animalismo, que basicamente diz: quatro pernas bom, duas pernas ruim. Para a surpresa dos humanos, os animais da granja vivem de forma organizada.
  Os líderes nunca entravam em acordo, logo Napoleão arma um plano que força a expulsão de Bola-de-Neve da granja. A partir daí Napoleão passa a governar de maneira autoritária e muitas vezes controversa, usando da ignorância dos demais animais a seu favor.


"TODOS OS BICHOS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS."


  Bom, nem preciso dizer que esta fábula é uma analogia de governos autoritários que conhecemos bem. É um livro bem simples e ironicamente inócuo.

  É muito interessante observar a construção dos personagens principais ao longo da narrativa e o comportamento de cada um. Recomendo a leitura, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário