Olá, preguiçosos!
Hoje, eu irei resenhar o terror da Fuvest, o pesadelo da Unicamp, em outras palavras, Sagarana do Guimarães Rosa, uma obra pertencente à 3ª fase do modernismo brasileiro.
Sagarana é composto por 9 contos ou novelas, são elas:
- O burrinho pedrês
- A volta do marido pródigo
- Sarapalha
- Duelo
- Minha gente
- São Marcos
- Corpo fechado
- Conversa de bois
- A hora e vez de Augusto Matraga
De uma forma geral, o livro retrata o universo sertanejo do interior de Minas Gerais e os costumes do povo simples que habitam as localidades. As narrativas são repletas de gírias evidenciando o regionalismo.
Uma característica comum aos contos é a proximidade do leitor com o narrador, onde o receptor é capaz de sentir os conflitos e as tensões. Outro ponto é o cuidado do autor ao construir as personagens principais, que possuem como objetivo principal representar uma cultura.
"Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua."
Bom, tenho que admitir que demorei um pouco para concluir a leitura de Sagarana. Ele é um livro bem maçante, sobretudo no começo. A quantidade de gírias dificulta a leitura e você tem que ter bastante paciência (e um dicionário, haha). Mas, a obra é leitura obrigatória nos vestibulares da Fuvest e da Unicamp (só o conto "A hora e vez de Augusto Matraga"). Beijos!
QUESTÕES
1. (UPF) Nos contos de Sagarana, Guimarães Rosa resgata, principalmente, o imaginário e a cultura:
A) da elite nacional.
B) dos proletários urbanos.
C) dos povos indígenas.
D) dos malandros de subúrbio.
E) da gente rústica do interior.
B) dos proletários urbanos.
C) dos povos indígenas.
D) dos malandros de subúrbio.
E) da gente rústica do interior.
2. (CEFET-PR) Sobre os contos de Sagarana é INCORRETO afirmar:
A) A volta do marido pródigo demonstra, no comportamento do protagonista, o poder criador da palavra, dimensão da linguagem tão apreciada por Guimarães Rosa.
B) Tanto em Corpo fechado quanto em Minha gente o espaço é variado, deslocando-se a ação de um lugar para outro.
C) Em Duelo e Sarapalha figuram personagens femininas cujos traços não aparecem nas mulheres de outros contos.
D) O burrinho pedrês, Conversa de bois e São Marcos trabalham com a mudança de narradores.
E) A hora e a vez de Augusto Matraga não apresenta a inserção de casos ou narrativas secundárias.
B) Tanto em Corpo fechado quanto em Minha gente o espaço é variado, deslocando-se a ação de um lugar para outro.
C) Em Duelo e Sarapalha figuram personagens femininas cujos traços não aparecem nas mulheres de outros contos.
D) O burrinho pedrês, Conversa de bois e São Marcos trabalham com a mudança de narradores.
E) A hora e a vez de Augusto Matraga não apresenta a inserção de casos ou narrativas secundárias.
3. (PUC-SP) O conto Conversa de bois integra a obra Sagarana, de João Guimarães Rosa. De seu enredo como um todo, pode afirmar-se que:
A) os animais justiceiros, puxando um carro, fazem uma viagem que começa com o transporte de uma carga de rapadura e um defunto e termina com dois.
B) a viagem é tranquila e nenhum incidente ocorre ao longo da jornada, nem com os bois nem com os carreiros.
C) os bois conversam entre si e são compreendidos apenas por Tiãozinho, guia mirim dos animais e que se torna cúmplice do episódio final da narrativa.
D) a presença do mítico-lendário se dá na figura da irara, “tão séria e moça e graciosa, que se fosse mulher só se chamaria Risoleta” e que acompanha a viagem, escondida, até à cidade.
E) a linguagem narrativa é objetiva e direta e, no limite, desprovida de poesia e de sensações sonoras e coloridas.
B) a viagem é tranquila e nenhum incidente ocorre ao longo da jornada, nem com os bois nem com os carreiros.
C) os bois conversam entre si e são compreendidos apenas por Tiãozinho, guia mirim dos animais e que se torna cúmplice do episódio final da narrativa.
D) a presença do mítico-lendário se dá na figura da irara, “tão séria e moça e graciosa, que se fosse mulher só se chamaria Risoleta” e que acompanha a viagem, escondida, até à cidade.
E) a linguagem narrativa é objetiva e direta e, no limite, desprovida de poesia e de sensações sonoras e coloridas.
GABARITO
1. E
2. C
3. A
1. E
2. C
3. A
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