segunda-feira, 13 de março de 2017

[RESENHA] Navegue a lágrima


  Heloísa é uma editora que, como muitas pessoas, decide se afastar da cidade grande e se isolar em uma casa de veraneio em uma pacata cidadezinha no litoral.

  A família Berman passava todas as férias na casa na qual Heloísa comprou. No entanto, como uma pessoa que foge subitamente de algo ou alguém, os Berman deixaram boa parte de suas lembranças para trás. Fotografias, decoração e móveis, quase intactos pelo tempo.


"a coisa está mais para uma interseção entre as nossas vidas"


  Após alguns drinques em meio a tantas memórias, Heloísa passa a receber "visitas" dos antigos moradores da casa. Ela presencia momentos de felicidade mútua de uma família aparentemente indestrutível.


"Havia o chão e havia cacos; porém havia aquela felicidade, e a felicidade, enquanto lembrada, nunca, absolutamente nunca, morre."


  Interessada com a vida dos Berman, aos poucos Heloísa escreve uma história. Ela se vê aficionada por essa família; de uma forma diferente, eles curam suas feridas e suas angústias de um passado não muito distante.


"Estou escrevendo sobre eles - e por que mesmo? [...] Quando você habita as ruínas de uma grande civilização, não é coerente estudar essa civilização?"


  Alternando entre o presente e o passado, entre a realidade e talvez o delírio, o amor e as perdas, a autora Leticia Wierzchowski escreve com extrema sensibilidade e delicadeza uma ótima narrativa em primeiríssima pessoa. Lemos aqui os altos e baixos da vida, com tamanha simplicidade e requinte. 
  Esse é o primeiro livro que leio da autora e pretendo ler os demais. Recomendo de olhos fechados haha. Beijos!

6 comentários:

  1. Oi, Lorena. Tudo bem?
    Gostei da resenha e fiquei interessado no livro, pois acredito que deve ser muito bom. Afinal, você recomenda de olhos fechados, isso quer dizer que realmente é bom. Vou anotar aqui.Quando tiver um oportunidade, com certeza, eu vou ler. Obrigado pela dica. :)
    Abraço!

    meuniverslb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro! Tô ótima e você?
      Fico muito feliz com o elogio. Se você ler o livro, volta aqui e fala se gostou :)

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Lorena!
    Adorei a resenha, me fez querer ler esse livro! Tive a impressão de ser um daqueles onde você pode ler sem preocupação, passar muito tempo só vidrada nas páginas. gosto dessa sensação *-*

    xoxo
    semitributo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      É um livro super tranquilo, aquele para ler sem pressa.

      xoxo

      Excluir
  3. Oi Lorena!

    Parece mesmo um bom livro, achei interessante como a história gira em torno de algo tão simples, quanto uma casa e a família que morava nela. Gostei da ideia de estudar uma civilização na quote, parece que a personagem está fazendo isso mesmo.

    Bjs!
    31 de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      É bem assim mesmo, a forma que a autora trabalha essa simplicidade e transforma em algo grandioso é incrível.

      Beijos!

      Excluir