segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

[RESENHA VEST] Amor


Olá, preguiçosos! A resenha de hoje é sobre "Amor", um conto do livro Laços de Família da Clarice Lispector. Essa obra é leitura obrigatória da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).


  O conto "Amor" conta a história de Ana, uma mulher casada, com dois filhos, dona de uma vida tranquila e rotineira, "dona do lar". Tem suas percepções mudadas quando ao sair pra fazer compras encontra um cego em um bonde que lhe desperta sua atenção, quando o locomotiva freia bruscamente, ela se vê no chão com suas compras caídas e seus ovos quebrados, o que a perturba. Após se levantar e ver o cego descer, resolve segui-lo; ao se deparar com o local onde o cego a leva ela...
  A continuação vocês descobrirão lendo, o conto é curto. Contar tudo desinteressa a história. Garanto que vocês vão se encantar.

"E, se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração. Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia."

Análise:

 O conto é uma narrativa que possui um conflito, com poucas variações e foco no tempo presente, Clarice busca uma reavaliação na vida de Ana como doméstica e o título "Amor" pode ser entendido como condutor de escolhas da personagem.

QUESTÕES

1- (FATEC) Com relação a Laços de família, de Clarice Lispector, é correto afirmar:
a) A denúncia dos componentes repressivos da instituição familiar volta-se principalmente para a educação moralista recebida pelas mulheres, como se vê em Feliz aniversário.
b) Em O crime do professor de matemática, o narrador ataca o poder de sedução dos professores, na defesa da valorização da moral familiar, alertando contra os perigos do mundo social.
c) Em várias narrativas, a personagem feminina, vivenciando experiências cotidianas, tem revelações fundamentais para sua vida interior.
d) a força da personagem feminina, em contos como Amor, consiste em transformar suas relações pessoais e familiares a partir de um ato de revolta.
e) com personagens pouco habituais, como a galinha e a pigméia Pequena Flor, o narrador revela que não há valor na cultura primitiva, em comparação à vida das instituições modernas.

2- (Fuvest) A respeito de Clarice Lispector, nos contos de Laços de Família, seria correto afirmar que:
a) Para freqüentemente de acontecimentos surpreendentes para banalizá-los.
b) Elabora o cotidiano em busca de seu significado oculto.
c) É altamente intimista, vasculhando o âmago das personagens com rara argúcia.
d) É regionalista hermética.
e) Opera na área da memória, da auto-análise e do devaneio.

3- Sobre a obra de Clarice Lispector é correto afirmar, exceto:
a) Influenciada por escritores como James Joyce, Virginia Woof, Marcel Proust e William Faulkner, Clarice Lispector introduziu o fluxo de consciência na Literatura brasileira, técnica que quebra os limites espaço-temporais e cruza vários planos narrativos sem preocupação com a linearidade.
b) Embora a maioria de suas personagens protagonistas seja do sexo feminino, Clarice recusou o rótulo de escritora feminista.
c) Clarice apresentou à Literatura brasileira uma narrativa que subverteu a estrutura dos tradicionais gêneros narrativos através da quebra da ordem cronológica do enredo.
d) Sua linguagem é permeada por neologismos e regionalismos, e sua narrativa faz uso de recursos mais comuns à poesia, tais como o ritmo, as aliterações e as metáforas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário