segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

[RESENHA] Quem mexeu no meu queijo?


  Dois ratos e dois homenzinhos convivem em harmonia em um labirinto, onde seu alimento (o queijo) é depositado todos os dias em um local chamado "Posto C". No entanto, em um dia comum, o queijo simplesmente some do posto causando reações e atitudes diferentes em cada indivíduo...

  Logo após a mudança, os ratinhos Sniff e Scurry partem para o labirinto a procura de um novo queijo, enquanto os homenzinhos, Hem e Haw, se mantem inconformados com a mudança repentina.
  A princípio Haw rejeita a mudança, porém percebe que ela era necessária, que já devia ter acontecido a tempos e decide partir a procura de um novo queijo... Tenta convencer Hem, que se mantem irredutível e irritado; não aceita a mudança de jeito nenhum.



"O que você faria se não tivesse medo?"



  Conforme Haw percorre o labirinto ele escreve diversas frases de incentivo na parede, esperando que Hem veja e fique motivado.
  Ele chega a encontrar alguns postos com pequenas quantidades de queijo, porém não é o suficiente, até que depois de muito andar, Haw encontra um grande posto com tipos de queijo que ele nunca provara, era o Posto N, no qual Sniff e Scurry estavam morando.





"Quando você vence o medo, sente-se livre."



  Em "Quem mexeu no meu queijo?" observamos diferentes formas de lidar com mudanças bruscas. Ele é divido em 3 partes, a primeira mostra uma roda de antigos amigos do colégio em um reencontro, na segunda, a estória é narrada por Michael, um dos amigos, na terceira, temos as conclusões de cada pessoa do grupo.
 Cada um faz sua reflexão pessoal desta parábola. Ela pode ser aplicada em diversas áreas de nossa vida, trabalho, escola, família, entre outros.
 No meu caso achei as reflexões do livro muito clichês, observações que já conhecemos e entendemos. Apesar de ser um livro de autoajuda extremamente famoso, a narrativa é razoável, mas se você quiser ler, ele é bem curtinho e simples. Até a próxima preguiçosos, bjin!



"Quaisquer que sejam as partes de nós que escolhemos utilizar, todos nós dividimos algo em comum: a necessidade de encontrar nosso caminho no labirinto e ser bem-sucedido em períodos de mudanças."
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário