segunda-feira, 21 de março de 2016

[RESENHA] Caixa de pássaros




  Olá preguiçosos, na minha primeira resenha escolhi o livro "Caixa de pássaros" do autor norte-americano Josh Malerman.

"NÃO ABRA OS OLHOS"

  Tudo começa com estranhas notícias que circulam na internet e na TV de suicídios violentos em uma região da Rússia. Até então poucos acreditavam,  e Malorie fazia parte dessa parcela.
  Mas os relatos se tornam cada vez mais frequentes, estão em toda parte do planeta, as pessoas estão com medo, as ruas estão vazias, as portas estão trancadas e as janelas protegidas por cobertores. E para piorar, Malorie está grávida, sua irmã está morta e seus pais provavelmente também.

  Tudo que se sabe é: basta uma olhada e você comete suicídio. Como sobreviver em uma situação análoga ao apocalipse?

"-Seja como for - continua Tom -, nossas mentes não conseguem entender. Pelo que parece, as criaturas são como o infinito. Algo complexo demais para a nossa cabeça. Sabe?"

  Folheando o jornal um anúncio chama a atenção de Malorie: uma casa está abrigando "refugiados". Ela entende que essa é a sua única esperança neste novo mundo.
  A partir daí Malorie conhece as pessoas com quem irá conviver por alguns meses até uma tragédia atingir a casa (SEM SPOILERS).
  

"É um blecaute, pensa Malorie. O mundo, o exterior, está sendo desligado." 


  Agora, quatro anos depois Malorie está sozinha em casa com seus dois filhos pequenos e decide fugir para um provável lugar melhor. Ela tem um barco e 32 km a serem percorridos rio abaixo com sua única proteção: a venda.


"HÁ ALGUMA COISA LÁ FORA"


  A forma que o autor explora o horror psicológico é brilhante. O medo do inimaginável, do invisível torna a narrativa mais aterrorizante. O fato de ser narrado em terceira pessoa nos permite  tirar conclusões a ponto de nos sentirmos dentro da história. 
  Apesar da narrativa ser no tempo alinear (dois tempos: presente e passado com referências ao futuro), o que pode confundir, eu super recomendo o livro, que acabou se tornado um dos meu favoritos.


"Parece que uma gaiola se fechou com todos eles dentro. Uma caixa de papelão. Uma caixa de pássaros."


  E para aqueles que leram e curtiram o livro, logo logo será lançado o filme. <3

2 comentários: