segunda-feira, 10 de agosto de 2020

[RESENHA] Fahrenheit 451

 

A resenha de hoje é para os fãs de distopias!!


Fahrenheit 451 é uma distopia que conta a história de Guy Montag, um bombeiro que vive em uma sociedade fútil, alienada e com um governo autoritário.
Nessa sociedade livros são totalmente proibidos, isso mesmo! Proibidos! Vistos como coisas horríveis e abomináveis, todos os cidadãos desprezam livros e todos leitores, professores, intelectuais.
A função dos bombeiros, normalmente, é apagar o fogo e salvar vidas, em Fahrenheit 451 os bombeiros colocam, literalmente, fogo nos livros, queimam tudo até não restar nenhuma página sequer. 
Montag tem sua rotina de atiçar chamas em muitos livros enquanto sua mulher, Mildred passa o dia assistindo programas televisivos e fúteis que nada acrescenta a imaginação, muito pelo contrário, tem o objetivo de alienar toda  população para que se tornem "robôs" facilmente manipulados. 
Porém, a vida e a visão desse nosso bombeiro começa a mudar quando ele vê uma senhora que se recusa a abandonar seus livros e morre queimada junto com eles. Mas oque será que tem de tão importante nessas páginas que fez alguém sacrificar a própria vida? Essa foi a pergunta de Montag.
Enquanto começa a se questionar, ele conhece Clarisse, uma jovem cheia de luz, que diferente da grande maioria, vê a beleza em coisas tão pequenas que o faz também ver o mundo com outros olhos e a perceber, que as pessoas estão loucas e sistematizadas.
Outro personagem importante que Montag conhece é o professor Faber que o ensina a riqueza que há entre as palavras de um livro e como um leitor pode ser perigoso para o governo.
As coisas começam a se complicar quando Montag é denunciado por ter livros escondidos em casa, vê sua casa em chamas e se vê foragido e procurado por todos.

Fahrenheit 451 é um livro feito para pensar, na nossa sociedade, e em nós mesmos! 
Com uma crítica muito forte e profunda.
Claro que não vou contar o final, pra ficar um gostinho de quero mais !

"Livros estavam vazios e as mentes caladas."

"Veja o mundo. Ele é mais fantástico do que qualquer sonho que se possa produzir nas fábricas"

"Onde se lançam livros à chamas, acaba-se por queimar"

"Conhecimento é poder!"

"Queime-os ou eles o queimarão"

"Se temos que queimar, vamos levar mais alguns conosco"

"Viva como se fosse cair morto daqui a dez segundos"

Então é isso preguiçosos! Beijos e até a próxima♡♡♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário