segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

[RESENHA] O leão, a feiticeira e o guarda-roupa


A resenha de hoje é sobre um queridinho de todas as idades: As Crônicas de Nárnia.

A história se passa durante a segunda guerra mundial, num mundo destroçado onde bombas destruíram muito mais que vidas, mas também sonhos, mais precisamente os sonhos de 4 irmãos: Pedro (o mais velho), Susana, Edmundo e Lúcia (a caçula). No meio desse caos todo a mãe deles é obrigada a mandá-los para a casa de um velho professor solitário que vive no interior onde as crianças poderiam ficar seguras.
Quando chegam no velho casarão seus olhos brilham com tantas coisas novas pra explorar e conhecer, logo no primeiro dia decidem brincar de esconde-esconde e Lúcia desesperada em encontrar um esconderijo entra numa sala que é completamente vazia exceto por um guarda-roupa grande sozinho, sem escolhas ela entra dentro dele sem saber que está prestes a descobrir um mundo novo e ali, naquele guarda-roupa, sua vida e de seus irmãos iriam mudar para sempre. Ao entrar ela se depara com muitos agasalhos mas começa a sentir algo a mais, neve??? Neve dentro de um objeto daquele? Lúcia muito curiosa continua a entrar e vê que ela sai em uma floresta fria, onde nevava muito e logo avistou um ser que não reconheceu, aparentemente um homem normal só que com pernas de bode e chifres! Segurando um guarda chuva chamou a pequena para tomar um chá em sua casa, toda animada a garota foi e conversou muito com ele, o senhor Tumnus que foi muito gentil e contou sobre aquela terra encantada, cheia de magia chamada Nárnia e também disse que trabalhava para a Feiticeira Branca, uma bruxa má que tornou o inverno permanente e transformou diversos seres mágicos em estátuas, arrependido Tumnus alerta Lúcia e diz pra voltar pelo guarda roupa e ela vai. Assim que volta ao casarão conta tudo aos seus irmãos mas nenhum acredita na pobre garota sonhadora que fica muito triste.
Em outra oportunidade todos os irmãos entram no guarda roupa e conhecem Nárnia, somente assim acreditaram em Lúcia, descobrem que Tumnus foi raptado pela feiticeira e então muitas aventuras acontecem, são informados da profecia que diz que 4 humanos se tornarão reis e rainhas de Nárnia e sim, conhecem o grande e poderoso Aslam, um leão maravilhoso e bondoso, porém muito feroz também que está do lado dessas crianças na luta contra essa mulher má que também sequestra um deles, Edmundo que traiu os irmãos.
E em meio a centauros, minotauros, gigantes, anões e muita magia, eles lutam bravamente numa grande batalha por Aslam e por Nárnia!

O que dizer desse livro maravilhoso? Sempre fui apaixonada pelas Crônicas de Nárnia e esse livro é perfeito assim como o filme que eu acho lindo também. Confesso que já tive uma paixonite pelo Pedro (quem nunca hahaha) e também sempre fui muito fascinada pelo Aslam, já escutei algumas teorias que diz que esse leão representa Deus e existem algumas metáforas que são até interessantes, vale a pena prestar atenção no livro direitinho. Mas oque essa história mais traz são os sonhos e a ingenuidade das crianças com um mundo mágico e repleto de aventuras.
Então acho que pelo menos 1 vez na vida todos deveriam ler As Crônicas de Nárnia.

Então é isso preguiçosos
Beijos de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário