segunda-feira, 13 de julho de 2020

[RESENHA] Holocausto brasileiro


Olá, preguiçosxs!
Hoje eu vim contar uma história pra vocês... uma história que - infelizmente - pouquíssimas pessoas conhecem e a jornalista Daniela Arbex eternizou no seu livro Holocausto brasileiro.

  Isso mesmo que vocês ouviram: o Brasil já teve um holocausto, isto é, um genocídio, um assassinato em massa. Entre os anos de 1930 e 1980, um hospital psiquiátrico mineiro apelidado de Colônia sediou um massacre de cerca de 60.000 mil pessoas.
  A situação em que elas viviam era degradante, inclusive, podemos ver isso em diversas fotografias presentes no livro. Além disso, as pessoas eram levadas até o local de forma arbitrária. Algumas eram internadas apenas por não possuir documentos de identificação quando foram abordadas na rua pela polícia, outras porque eram tímidas (!!!) Ademais, crianças e adultos conviviam no mesmo ambiente inóspito.
  Agora vem o questionamento: como um hospital mantido por dinheiro público, sobreviveu nessas condições por tanto tempo? Bem, a resposta é "simples": uma soma de omissões de diversos agentes. Muitas pessoas tentaram denunciar a barbárie, porém, a maioria não foi ouvida até meados dos séculos 70 e 80, quando as coisas começaram a mudar (a passos lentos).
  A jornalista Daniela Arbex conta essa história com muita sensibilidade. Observa-se que, ela se envolve totalmente com a história e leva o leitor a ter a mesma experiência. Ela vai atrás de relatos de sobreviventes (sim, eles existem), ex-funcionários e também visita o local (que, felizmente, não funciona mais da mesma maneira que outrora).
  Os relatos são chocantes e a história te toca de diversas formas. Não vou me estender em relação ao enredo nem utilizar quotes, só peço: procurem mais sobre essa história, leiam o livro, é importante. A história é necessária e infelizmente faz parte do nosso passado, e diz muito sobre o nosso presente.
  Até que ponto o ser humano pode chegar? Será que as coisas mudaram do século passado para o que estamos? Parabéns Daniela, por encarar essa pedreira. Os historiadores tem um certo preconceito com livros históricos escritos por jornalistas... Acho que eu não sou historiadora hahaha. Até mais, gente, beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário