quinta-feira, 18 de abril de 2019

Vida de universitária #3


Humanas, exatas ou biológicas, de qual área você é? Hoje, e nos próximos dois posts do "Vida de universitária", nós iremos falar de um curso de cada área do conhecimento.


  Como eu sou de humanas e a Clau de exatas, nós convidamos um amigo da área de biológicas para falar um pouco sobre o curso de Biologia.

  Olá, preguiçosos! Me chamo Jhonata e sou um biólogo em formação: estou no segundo ano de graduação em Ciências Biológicas na USP. Venho contar um pouco do meu curso para vocês.
  Conheci a Claudia e a Lorena durante o ensino médio, nós enfrentamos juntos toda a fase difícil que é o vestibular. Apesar de sempre ter sido fascinado por ciências e admirar o mundo natural desde criança, entrei no ensino médio certo de que queria medicina, e isso fazia muito sentido para mim até conhecer a grade do curso. Essa é uma dica que deixo aqui para quem está nessa fase de escolha: conheça a grade do seu curso! Tente descobrir um pouco do que você irá estudar e compare com outras áreas, foi assim que tive certeza de que queria cursar biologia, ainda no segundo ano do ensino médio.
  Ao entrar no curso, não tinha noção de quão ampla a biologia pode ser. No primeiro semestre já tive contato com disciplinas incríveis sobre a diversidade da fauna e flora, viajei para lugares incríveis, participei de uma pesquisa sobre aracnídeos (apesar de ter muito medo da ordem Araneae) e elaborei o meu primeiro artigo científico. Também cursei disciplinas que sempre foram difíceis para mim, como a genética e estatística (sim, o curso de biologia tem disciplinas de exatas! Além de matemática, temos física e química, por exemplo). No segundo semestre me apaixonei ainda mais por plantas ao cursar “Diversidade e Evolução de Organismos Fotossintetizantes”. Para quem odeia botânica: sua visão muda completamente ao conhecer de fato as plantas. Acredite em mim. E esse é o melhor da biologia, a cada disciplina descobrimos uma pequena parte da vida que habita nosso planeta, estudando suas formas e sua diversidade. É mágico. Além disso, a estrutura que a universidade possui e as oportunidades que ela oferece torna o curso ainda mais incrível.
  Na USP, o curso tem duração de 12 ou 8 semestres, mas isso depende de você. Além da formação como bacharel, você também pode sair como licenciado, podendo dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio.
  Meninas, obrigado pelo convite! Ao preguiçosos-vestibulandos deixo um lembrete: essa fase é difícil, mas passa. No fim vale a pena. Um forte abraço!

  Obrigada, Jho pela participação aqui no blog. Inclusive, ele já é de casa; esse cabeçalho lindo foi feito por ele (!!!) Até mais, preguiçosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário