segunda-feira, 30 de outubro de 2017

[RESENHA VEST] Coração, cabeça e estômago


Olá, preguiçosos!
A resenha de hoje é sobre o ultrarromântico Coração, cabeça e estômago. Mas para tudo! Acalmem os coraçõezinhos porque este livro não é da deprê (só um pouquinho).

Movimento literário: Romantismo - 2ª fase


  Resumidamente, Coração, cabeça e estômago é uma sátira sobre os costumes da sociedade portuguesa do século XIX, repleta de problemas e cheia de pessoas que vivem de aparência. 
  A obra é centrada em Silvestre da Silva, que divide a narração com um "Editor" que não deixa nada passar despercebido na história que é divida em três partes, da mesma forma que sugere o título.
  Em "Coração", Silvestre da Silva fala sobre os seus desejos e sobre as mulheres que passaram pela sua vida. Já adianto que ele se iludiu muito.


"Não posso bem dizer o que senti nessa hora. Morrera uma grande parte do meu ser. Senti o vácuo; era no peito que o sentia. Devia ser o coração, o que vulgarmente se diz coração, que morrera."


  Em "Cabeça", Silvestre passa por uma transformação: abandona os seus amores e se torna um homem mais sério, focado na sua carreira jornalística (que também não da certo).


"O amor, considerado fonte de contentamento ideais, é o sonho dum doido sublime."


  Já em "Estômago", Silvestre passa por uma nova transformação. Ele começa a levar uma vida mais pacata ao se casar com Tomásia. Porém, o final não é nada feliz. Normalmente dizem que quem se casa engorda, né? Bem, de tanto comer, Silvestre morre de indigestão! (isso não é bem um spoiler)


"Cabeça e coração senti sem vida,
No estômago busquei uma alma nova
E encontrá-la pensei... Crença perdida!"


  Bom, não tenho muitos comentários em relação ao livro... Apesar de curtinho, achei a leitura maçante e um enredo sem coerência (só li por conta da Unicamp).
  A história possui uns tons de humor e muitas críticas sociais, além disso, existem traços daquele ultrarromantismo deprê no final de cada capítulo.
  É isso aí, preguiçosos. Até a próxima!

QUESTÕES


1) Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco, é uma novela:

a) passional e ultrarromântica.
b) satírico-humorística.
c) biológico-naturalista.
d) teatral de costume real.
e) poético-autobiográfica.


2) Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco, narra a história:

a) de Calisto Elói.
b) de Faustino Xavier de Moraes.
c) do próprio Camilo Castelo Branco.
d) de Silvestre da Silva.
e) de Simão Botelho.


GABARITO: 1. B / 2.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário