terça-feira, 22 de agosto de 2017

[RESENHA VEST] O espelho #1

Resultado de imagem para conto o espelho machado de assis


Certo dia, Jacobina, um militar, conversava com 4 colegas sobre a alma e outros assuntos. Jacobina, mantinha-se calado, aparentemente desinteressado. Quando um de seus colegas pede a sua opinião acerca da discussão, o militar decide contar um episódio de sua vida...


  Primeiramente, ele defende sua teoria sobre a dualidade da alma de cada pessoa.


“Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro (...) Quem perde uma das metades, perde naturalmente metade da existência.”


  A partir de então, Jacobina narra o episódio que ocorreu após a sua nomeação de Alferes da Guarda Nacional, quando sua tia Marcolina o convida para o seu sítio. Lá, ela o presenteia com um grande espelho proveniente da Família Real Portuguesa.
  De repente, tudo muda na vida de Jacobina. Ele perde a percepção de si mesmo, da sua “alma exterior”. Se vê solitário, sem identidade.
  Em certo momento ele decide se olhar no espelho, e encontra uma imagem destorcida e difusa.


“Desde que ficara só, não olhava uma só vez para o espelho. Não era abstenção deliberada, não tinha motivo; era um impulso inconsciente, um receio de achar-me um e dois, ao mesmo tempo, naquela casa solitária.”


  Não conseguindo enxergar a si mesmo, Jacobina veste a sua farda, e se olha novamente no espelho. Dessa vez, a imagem era clara e nítida, e sua “alma exterior” foi recuperada, podendo agora completar a sua “alma interior”. 
  Bom, apesar de curtinho, o conto O espelho é bem complexo. Sua principal discussão é acerca das aparências humanas, ou seja, ser vs. parecer.  A análise do comportamento humano é característica das obras machadianas e também do realismo. Eu gostei muito do conto, o tema é super interessante e refleti acerca do assunto por muito tempo kkk. 
  Esta foi a primeira resenha do especial, espero que tenham gostado. Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário